Blog

Produzimos, organizamos e distribuímos conhecimento para o seu negócio obter os melhores resultados da Internet

Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing
E-commerce / Marketing Digital 08:17 - 08 de Agosto de 2017

Qual a importância de investir em automação de marketing no e-commerce?

A automação de marketing é uma das soluções que podem ajudar a trazer organização, produtividade e muito mais resultados para o e-commerce

As empresas que trabalham com o e-commerce, e que já investiram na automação de marketing, descobrem a cada dia que ao contrário de atrapalhar ou prejudicar o atendimento ao cliente, essa ferramenta pode trazer organização, produtividade e muito mais resultados para o e-commerce.

A Automação de Marketing é um processo tecnológico que dá suporte ao marketing para automatizar tarefas de criação, execução, gestão, relacionamento e monitoramento de estratégias. Na prática, é uma ferramenta que auxilia no envio de e-mails, newsletter, publicações em redes sociais e similares, a fim de manter os clientes em potencial sempre bem atendidos, informados e próximos ao e-commerce da empresa.

Com a automatização os processos ficam mais enxutos, a empresa gasta menos energia e o resultado é a otimização do tempo e o aumento do lucro. Esta é uma forma de simplificar as tarefas manuais mais pesadas e complexas do marketing, como: enviar pesquisas de mercado, gerenciar fluxos de nutrição, produzir relatórios, além das funções já citadas anteriormente.

Se investir na automação significa economizar tempo, também significa que a equipe de funcionários poderá se dedicar mais ao planejamento das ações e a análise dos resultados. Dados da Nucleus Research mostram que a automação aumenta a produtividade de vendas em 14,5% e reduz os gastos gerais com marketing em 12,2%.

Mais um ponto positivo é que a automação pode ser usada tanto as micros, pequenas ou médias empresas. O objetivo pode ser tanto diminuir a demanda da equipe de profissionais ou atender a um único propósito, como fazer disparo de e-mails, por exemplo. O conteúdo poderá ser segmentado e enviado para públicos específicos, conforme o seu interesse, aumentando a possibilidade de bons negócios e melhorando o relacionamento com os clientes. Uma das vantagens principais é a produção de relatórios, dados importantes para análise e criação de novas ações.

Mas não confie na automação de marketing como uma forma independente de executar todo trabalho. O papel das ferramentas é automatizar as decisões de relacionamento, por isso, o marketing precisa definir a forma correta de se relacionar com cada público específico. E isto inclui o assunto, o tom da conversa, a abordagem e o canal que será usado para se comunicar com o cliente.

Além disso, será necessário acompanhar e monitorar o retorno do cliente, pois ele pode apresentar dúvidas ou o interesse de interagir ainda mais, em busca de novas informações. Também se faz necessário acompanhar com frequência e buscar aperfeiçoar as ferramentas de automatização do marketing.

Em resumo, investindo na automação do marketing do seu e-commerce, a empresa terá vários benefícios, entre eles, os principais são: melhor aproveitamento do tempo e otimização do trabalho da equipe, pois antes os serviços precisavam ser feitos pelos funcionários, o que exigia horas de dedicação; a equipe poderá dedicar este tempo disponível para outras funções importantes e até para o aperfeiçoamento profissional; a sua empresa se torna referencia no setor porque os clientes recebem exatamente aquilo que interessa para eles e em formatos interessantes e atrativos, e o investimento trará a redução de custos e uma facilidade muito maior de mensurar resultados e a garantia de continuar acertando nas estratégias.

Fonte: E-commerce Brasil, Indage Digital Branding e Resultados Digitais

Comentar Clique aqui para deixar seu comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da DB'links.
Conte-nos sobre suas ideias de projeto, ou diga-nos um olá.