Blog

Produzimos, organizamos e distribuímos conhecimento para o seu negócio obter os melhores resultados da Internet

Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing
Marketing Digital / Mídias Sociais 08:37 - 20 de Julho de 2017

O que é marketing social?

Há algum tempo as pessoas tem se preocupado não apenas em satisfazer os seus desejos com a compra do produto, mas também em contribuir de alguma forma com ações sociais a favor do meio ambiente ou que gerem benefício ao próximo.

A mesma preocupação deve ter as empresas em adotar um posicionamento em prol de causas que beneficiem a população e contribuam para uma sociedade melhor. Ações sociais são bem aceitas pelos consumidores, e o principal benefício é o retorno em vendas para as empresas.

Não há dúvidas de que a empresa que se posiciona a favor da sociedade tem vantagens frente à concorrência. A diferença está em conquistar clientes através destas ações, e não apenas convencê-lo para a compra. O público se identifica com a causa e passa a fazer parte da ação, e consequentemente da empresa.

Este é o marketing social. Uma causa empenhada em minimizar ou eliminar problemas sociais, relacionados principalmente às questões de saúde pública, transporte, trabalho, educação, moradia e nutrição.

O marketing social é muito usado por órgãos públicos e empresas do terceiro setor, que trabalham suas campanhas para conscientização, doações e afins. O intuito é sempre o de envolver a população em uma causa e elas funcionam justamente por não serem motivadas por interesses comerciais, mas sim genuínos, de uma causa social.

A responsabilidade social deixa de ser um diferencial competitivo e se torna obrigatório para as empresas que querem manter-se no mercado. Para facilitar o planejamento, a empresa pode seguir algumas etapas e iniciar imediatamente as ações de marketing social.

- Identifique os valores do consumidor e da própria empresa.

- Identifique as causas sociais que permeiam esses valores.

- Escolha uma ou mais causas e dedique-se a elas com objetivos claros de curto, médio e longo prazo.

- Invista se o objetivo da empresa é se envolver com causas sociais e realmente transformar a sociedade através do seu negócio.

- O marketing social é feito a partir de uma pesquisa de mercado, segmentação de público, estabelecimento de metas e elaboração de plano de trabalho com objetivos claros.

Para começar, tenha em mente a importância da escolha da causa na qual você irá escolher para trabalhar. Ela precisa ser relevante para o público-alvo da empresa e também estar conectada à missão, visão e valores do negócio.

Os resultados que a empresa obtém com o marketing social são positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade, porque as ações se tornam eficientes a partir do momento em que aliam a aquisição de produtos ou serviços com atitudes sociais que trazem benefícios a toda a população. Tanto o envolvimento quanto a divulgação das ações sociais podem ser apresentados ao público através do uso de diversas mídias, e o melhor exemplo são as redes sociais.

Fontes: Marketing de Conteúdo - Rock Content e Plugcitários

Comentar Clique aqui para deixar seu comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da DB'links.
Conte-nos sobre suas ideias de projeto, ou diga-nos um olá.