Blog

Produzimos, organizamos e distribuímos conhecimento para o seu negócio obter os melhores resultados da Internet

Marketing Digital / Sites - 23 de Fevereiro de 2016

Por que seu site deve ser acessível?

​Acessibilidade não é apenas para calçadas e construções, um site também pode ser acessível. E permite que pessoas com deficiência usem a Internet.

a pesquisa do W3C (World Wide Web Consortium), órgão de regula e define os padrões de desenvolvimento para que uma página web seja acessível, mostra que deficientes representam 24% da população brasileira, enquanto apenas 2% dos sites da Internet são acessíveis a esse público.

Mas o que é um site acessível?

É um site que permite a qualquer pessoa navegar entender, perceber e interagir com o conteúdo de forma eficaz ao utilizá-lo. Um website acessível beneficia pessoas com qualquer tipo de deficiência, bem como pessoas idosas ou com conexões lentas.

A proposta de um website (ou qualquer outra mídia digital) bem concebido e acessível é a de beneficiar as pessoas com necessidades especiais, dando-lhes autonomia e permitindo que elas não só utilizem, mas também contribuam com a web.

Como uma pessoa com deficiência visual consegue acessar a Internet?

Eles usam programas especiais para leitura do que está escrito na tela do computador, do celular ou do tablet. Existem dezenas de softwares que executam esta função, mas os mais conhecidos são o Jaws, DaSilva, NVDA e Virtual Vision.

Mas para isso é importante que o site seja construído dentro de normas, que são entendidas por esses software, e assim ser possível que todas as pessoas tenham acesso ao conteúdo do seu site.

Benefícios de ter um site com acessibilidade

- Maior valor agregado à empresa e fortalecimento da sua marca;
- Melhoria de performance e de usabilidade, criando vantagem competitiva;
- Ampliação e diversificação de público;
- Fidelização de usuários e clientes;
- Maior visibilidade em buscadores como Google, Bing, etc (os buscadores priorizam sites acessíveis nos resultados das buscas);
- Facilidade e menor custo na manutenção de conteúdo;
- Aumento de compatibilidade com todos os dispositivos, plataformas, sistemas e navegadores;

O valor social da Web é que ela viabiliza a comunicação humana, o comércio e oportunidades para compartilhar conhecimento. Assim, uma das metas básicas do ser humano deve ser tornar esses benefícios disponíveis a todas as pessoas, independentemente do seu equipamento, software, infraestrutura de rede, idioma nativo, cultura, localização geográfica ou capacidade física ou mental.

Fonte: W3C e Projeto Acesso para Todos

Deixe seu comentário: Comentar
Conte-nos sobre suas ideias de projeto, ou diga-nos um olá.