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Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing

Abandono de carrinho: saiba o que fazer para diminuir essa taxa nas vendas online

O alto índice de crescimento das vendas pelo e-commerce nacional tem motivado cada vez mais empresas a investirem neste mercado, que é uma tendência de compras entre os consumidores.

O mercado online permite o aumento dos canais de venda e cria mais engajamento com os clientes. Este crescimento é positivo, mas muitos sites estão sofrendo com o abandono dos carrinhos. Os clientes visualizam os produtos, colocam no carrinho, vão à página de compra, mas desistem e não finalizam o negócio.

Uma pesquisa da VWO com mais de mil compradores apontou as cinco causas mais comuns de abandono de carrinho: 25% do abandono é devido a custos inesperados no transporte; 22% dos consumidores desistem porque é necessário criar uma conta; 17% dos clientes não estão prontos para comprar e estão apenas pesquisando; 15% do abandono tem a ver com dúvidas de segurança de pagamento e 9% dos clientes abandonam devido a processos de checkout longos e muito confusos;

No comércio eletrônico brasileiro a taxa de abandono de carrinho foi de 34% em 2016, segundo a Pesquisa Nacional do Varejo Online. Número que melhorou significativamente em comparação a 2014, quando a taxa era de 58%, segundo o levantamento do Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. Para evitar o abandono do carrinho, é importante identificar os motivos específicos de cada loja. Saber porque o cliente não está finalizando a compra será fundamental para definir e executar as ações. Listamos algumas formas de diminuir a taxa de abandono de carrinhos:

Site responsivo

Se a loja não tem um site responsivo e que funcione bem nos dispositivos, é muito provável que o cliente não conclua a compra, pois a maioria dos acessos à internet vem de dispositivos móveis. O Google não costuma ranquear sites que não se adaptam quando o usuário está navegando em um celular.

Formas de pagamento

O cliente quer opções na hora de concluir a compra. Métodos tradicionais, como cartões de crédito e boleto devem ser prioridade, mas também é interessante oferecer formas alternativas e seguras.

Cadastro

Procure manter um cadastro simples e tente não exigir que o consumidor crie um login. Muitas vezes ele só quer comprar o produto e não deseja receber promoções no e-mail ou assinar seu newsletter.

Navegabilidade

É muito importante que o site tenha uma navegação intuitiva e clara. Faça com que os produtos sejam fáceis de serem encontrados e certifique-se de que todos os links internos funcionam.

E-mail de remarketing

Por algum motivo o cliente pode não finalizar a venda, mas é possível lembrá-lo desta ação enviando e-mails com informações dos itens que estão aguardando no carrinho. Neste e-mail também é possível oferecer condições especiais de compra, como desconto na próxima aquisição, cupom de desconto ou frete grátis.E por falar em frete grátis, ofereça esta opção aos seus consumidores sempre que possível. Ele pode ser feito a partir de valores ou para regiões específicas. Deixe claro quais os custos de fretes para evitar surpresas desagradáveis.

Campanha de remarketing

Se o consumidor colocou o produto no carrinho é porque tem interesse nele. E quanto mais ele visualizar a mercadoria, mais chances terá de retornar e efetuar a compra.

Suporte ao cliente: o segredo das vendas online

Para otimizar as vendas online e reduzir a taxa de abandono é fundamental oferecer um suporte para tirar dúvidas sobre a compra. Utilize ferramentas, como SAC, FAQ e também chat para que os clientes tirem dúvidas em tempo real.

Fontes: E-commerce Brasil e Blog Universo Marketplace

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