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Marketing Digital para e-commerce voltado aos supermercados

Com todo o crescimento constante de vendas pela internet, o Brasil começa a navegar para um novo nicho de vendas online, o supermercado virtual.

Pode parecer repetitivo, mas as empresas que esperam continuar aumentando seu faturamento e aumentar também o número de clientes, precisam investir em sua presença na internet. Basta observar as redes sociais, o e-mail ou a própria divulgação feita em outros meios de comunicação que atraem os clientes para promoções em sites e vendas on-line, para perceber que cada vez mais empresas/supermercados estão preocupadas em ampliar a divulgação tradicional com folhetos para a divulgação na internet.

Com a grande quantia de informação disponível na internet, é neste meio que a maioria das pessoas buscam orientações sobre o que comprar, como e onde comprar. Investir em marketing digital é ter uma opção a mais de comunicação com os clientes, e consequentemente de vendas, em tempos de crise em que as pessoas escolhem ainda mais onde e o que comprar.

Supermercados que ainda não investiram no marketing digital, mas que já perceberam essa necessidade devem se atentar para algumas informações importantes:

- A primeira deles é identificar quem é o público alvo: gênero, idade, gostos. Sabendo quem são os clientes fica bem mais fácil definir as ações online.

- Identificado o público alvo, o supermercado passa a planejar onde irá disponibilizar a informação: se irá criar um site, um blog, ou usar as redes sociais. Tudo isso depende de onde estão os seus clientes. Mas é preciso levar em conta que os consumidores estão hoje, e cada vez mais, em todos os espaços da internet.

- Os valores do supermercado devem ser transmitidos para o online. Fazer marketing de supermercados na internet significa promovê-lo enquanto empresa de suprimentos de alta necessidade para a existência. Portanto, a segurança que a empresa tem que passar no ambiente digital deve ser a mesma que deve mostrar dentro do supermercado. As pessoas querem qualidade dos produtos, principalmente dos alimentos, e a exigência quanto a isso se reflete no que elas esperam da sua inserção na internet.

- Preste atenção na experiência do consumidor. Hoje, a experiência de compra vai muito além da troca monetária. A partir desta fase, tem início um importante período de relacionamento com o cliente. Isso porque a grande questão contemporânea não é como vender mais, mas como proporcionar uma boa experiência para o consumidor. Essa já se tornou uma qualidade esperada por ele com relação às empresas em que consome. Uma das atitudes que os consumidores contemporâneos esperam hoje das empresas é ter mais proximidade com elas, o que a internet proporciona facilmente. Vale ressaltar que a boa experiência do consumidor no relacionamento com a empresa é um dos principais motivos que o fará fiel a ela.

- Reinventar a comunicação com os clientes não é mais um diferencial, mas uma necessidade dos supermercados. Com o investimento em marketing digital a exigência recai principalmente sobre os mecanismos de comunicação com o público e sobre a disponibilidade para abertura e proximidade pela internet. Os clientes querem saber das promoções, quer que existam mais ações promocionais e campanhas, quer participar do cotidiano dos funcionários e também identificar que por trás da empresa há pessoas, não apenas um computador.

A vida corrida e a grande demanda de tarefas fazem com que os consumidores procurem cada vez mais opções que facilitem a organização das atividades diárias. A compra pela internet é uma destas opções, já presentes na vida de grande número de pessoas.

A internet é uma possibilidade ampla para os supermercados divulgarem ofertas, campanhas e promoções, bem como, informação útil, que oriente o consumidor sobre assuntos do seu interesse. O espaço físico não deixará de existir tão cedo, mas a vantagem é do supermercado que souber atender as necessidades dos clientes e facilitar o seu dia a dia.

A avaliação periódica das estratégias implantadas pelo supermercado é uma etapa muito importante. É este o momento de avaliar e conversar com o público alvo, podendo usar as próprias ferramentas do marketing digital, e questionar se as ações estão gerando a satisfação e atendendo as reais necessidades dos seus clientes.

Fonte: ASAP

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