Blog

Produzimos, organizamos e distribuímos conhecimento para o seu negócio obter os melhores resultados da Internet

Joana Reichert
Por Joana Reichert
Formação: Jornalista especializada em Comunicação e Marketing

Como tornar o e-commerce do seu supermercado o primeiro na lista do Google

Aparecer nos primeiros resultados em sites de busca é uma das principais e mais eficientes estratégias do marketing digital para fazer com que potenciais clientes encontrem sua empresa.

Diariamente são bilhões de pessoas acessando sites de busca a procura de diversas informações e empresas que possam oferecer produtos ou serviços para os mais diferentes tipos de público.

Inicialmente abordamos alguns aspectos mais gerais, para depois falar de questões mais técnicas. Para que o e-commerce do seu supermercado ocupe o primeiro lugar no site de busca, a questão inicial que precisa ser levada em conta é o site da sua empresa. Avalie se o site oferece uma experiência positiva aos clientes que o acessam, eles estão encontrando o que procuram? É fácil navegar e encontrar os produtos ou serviços? O design é de qualidade? A navegação é intuitiva? Não esqueça de avaliar o tempo de carregamento do site. Se demorar demais para carregar o cliente desiste.

Além de um site atraente, o que vai chamar a atenção dos usuários da internet, e aumentar o número de acessos, é o conteúdo que a empresa divulga em seu site ou blog. Avalie se os textos, as fotos ou os vídeos estão de acordo com o que você tem a oferecer em relação a produtos e serviços para clientes. O conteúdo é uma estratégia que atrai os clientes para o seu site. De atenção aos títulos e palavras-chave e lembre-se de usar as redes sociais como forma de fortalecer e ampliar a divulgação de todo conteúdo do site.

Adequar o site para que seja facilitado o acesso pelo celular também é muito importante, porque cada vez mais pessoas usam o mobile para as suas pesquisas na internet.

Como a criação, ou mesmo a adequação do site para o e-commerce exigem conhecimentos e habilidades técnicas, a empresa provavelmente vai precisar contratar outra empresa especializada para desenvolver o serviço. Nesse momento é fundamental buscar referências, avaliar o trabalho já prestado por essa empresa, para ter garantia de que o trabalho alcance o resultado planejado e compense o investimento.

E falando sobre questões mais técnicas, o primeiro passo para alcançar o primeiro lugar no Google é otimizar os recursos técnicos da plataforma de e-commerce dentro das melhores praticas de otimização. Um dos parâmetros de avaliação da relevância de uma loja virtual é a organização e relacionamento das páginas como vitrine, seções e produtos da loja.

Uma dica importante é prestar atenção à forma como o sistema organiza a estrutura de endereço de cada tipo de página para extrair o máximo de otimização na construção de URLs amigáveis, o que permite inserir as palavras chave para otimizar na própria URL da página, uma prática bastante relevante para um bom posicionamento nas primeiras posições dos grandes buscadores.

A nomenclatura e estrutura das URLs de produtos, seções e vitrine da loja virtual precisam ter uma relação muito grande de reciprocidade de significado e complementação de significado para que possam ser considerados pertinentes e relevantes dentro do campo semântico das palavras chave utilizadas.

Um segundo item importante é a otimização de páginas de detalhes de produtos dentro dos critérios de melhores práticas de SEO. A página de detalhes de produto é muito mais que um simples mostruário digital. Ela é a principal ferramenta de marketing nas ferramentas de busca.

Alguns itens de SEO no e-commerce importantes:

- Otimização das URLs de produtos;

- Otimização das meta tags;

- Otimização das tags de HTML

- Otimização dos recursos de imagens;

Linkagens internas e externas

A última etapa é a criação da popularidade do site, conhecida entre os profissionais de SEO como estratégia de Link Building. Nessa etapa a busca é pela criação de links de relevância para as páginas de detalhes de produtos do e-commerce.

Um dos critérios que garantem um bom posicionamento de uma loja virtuais nas primeiras posições do Google é a quantidade de links de relevância estão apontando para o seu site. As técnicas são muitas, mas o envio de press release para portais e a participação ativa em redes sociais são as duas formas mais conhecidas de divulgação de lojas virtuais com o objetivo de criação de links.

Fontes: Academia do Marketing e CreativeBizz


Comentar Clique aqui para deixar seu comentário
Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da DB'links.
Conte-nos sobre suas ideias de projeto, ou diga-nos um olá.